Quem sou eu

terça-feira, julho 11, 2006

A pizza celebra seu dia


PRISCILA VITELLI
Especial para a Gazeta de Ribeirão


Neste domingo, 10 de julho, foi comemorado o Dia Internacional da Pizza.

A pizza brasileira, como a conhecemos hoje, se inspira nos registros da história. É um dos pratos mais populares no mundo, e sua história começa junto com o surgimento do pão. Perto do ano 1000, na cidade de Nápoles, na Itália, aparece o termo "picea" para caracterizar um disco de massa assada com vários ingredientes por cima. Este é o surgimento da pizza mais próxima da que se conhece hoje.

No século 16, a especialidade napolitana passou a ser vendida por ambulantes, o que a caracterizava como um alimento popular. Por vários séculos predominaram as pizzas chamadas brancas, cuja massa de pão ganhava ingredientes mais baratos como alho, toucinho, pequenos peixes fritos e o queijo cacio-cavallo.

Nesta época, o manjericão já despontava como o tempero preferido para a massa. Mas foi só na primeira metade do século XIX que a pizza incorporou o tomate e se tornou realmente popular na Itália e no mundo.

O sabor mais clássico das pizzas é a margherita, que leva mussarela, tomate e manjericão. Conta-se que ela foi servida pela primeira vez em 1889 para a rainha Margherita e o rei Humberto I.