
Ausentes encanta pela sua beleza natural e pela simplicidade do seu povo. Localizada a 250 quilômetros de Porto Alegre, com acesso um pouco precário, vale a pena enfrentar o longo trecho de estrada de chão para poder desfrutar das belezas escondidas no meio dos Campos de Cima da Serra.
Seus famosos paredões, os cânions, servem como marco divisor dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Paisagens que se tornaram conhecidas no mundo todo após terem servido de cenários para a minissérie, da Rede Globo, “A Casa das Sete Mulheres”.
Dados sobre o Município:
Número de Habitantes: 3,104 mil
Área do Município: 1.156,78 km²
Altitude: 1.200 metros
Economia: Indústria madeireira, pecuária, culturas de maçã e batata, turismo rural e ecológico.
História
Quando se fala em São José dos Ausentes logo vem uma tradicional pergunta: Por que a cidade tem esse nome? Contam os livros que o nome originou-se de fatos históricos acontecidos no Século 18 quando o lugar era conhecido como a “Fazenda dos Ausentes”. Era o maior latifúndio do Rio Grande do Sul, com mais de 1.000 km² de área.
Na época, os seus primeiros proprietários não assumiram as terras, que acabaram sendo leiloadas. Por este motivo, a região passou a ser chamada de Ausentes .
Ausentes pertencia a Bom Jesus, cidade vizinha. Emancipou-se em 1992.